O Trissulfin é um medicamento indicado para tratamento de todas as doenças sensíveis à ação do Sulfametoxazol e do Trimetoprim, como: DCR, colibacilose, pasteurelose, tifo aviário, pulorose, coriza infecciosa, infecções primárias e secundárias, purulentas ou não.
Indicações:
Trissulfin é indicado na prevenção e no tratamento das enfermidades que acometem aves causadas pelos agentes Escherichia coli, Salmonella enteritidis, Salmonella gallinarum e Pasteurella multocida.
Estes microrganismos são correlacionados com uma série de enfermidades aviárias, conforme descrito no quadro abaixo:
Microrganismo Doenças relacionadas
Escherichia coli Celulite, onfalite, salpingite, síndrome da cabeça inchada ( Localizadas); colisepticemia e doença respiratório crônica complicada, coligranuloma (sistêmicas);
Salmonella enteritidis Paratifo;
Salmonella Gallinarum Tifo, pulorose ou diarreia branca bacilar;
Pasteurella multocida Cólera aviária.
Fórmula:
Cada 100 g contém:
Trimetoprim ................................................................ 2,0 g
Sulfametoxazol .......................................................... 10,0 g
Veículo q.s.p. ........................................................... 100,0 g
Modo de Uso e Dosagens:
Trissulfin deverá ser administrado na dose de 33,33 mg/kg de peso vivo para o sulfametoxazol e 6,67 mg/kg de peso vivo para o trimetoprim, o que corresponde a 333,34 mg do produto final/kg de peso vivo. Desta maneira, pode-se fornecer Trissulfin aos animais considerando-se 1 g de produto para cada 3 kg de peso do animal.
A inclusão do produto poderá ser calculada a partir da dose do Trissulfin considerando o peso vivo dos animais a receberem o tratamento e seu consumo médio de ração, de acordo com o cálculo abaixo:
Quantidade Trissulfin/Ton. de ração: (Dose (333,34 mg de produto/kg de PV) X Peso médio dos animais a serem tratados (kg)) / Quantidade de ração consumida ao dia X 1000.
Outra forma para inclusão do produto na ração é a seguir como base as relações entre o peso dos animais a serem tratados e a quantidade de produto (mg) a ser adicionado por kg de ração, como descrito no quadro abaixo:
Sugestão de uso para inclusão do Trissulfin na ração de aves:
Variáveis Aves X Quantidade de Produto (mg/kg de Ração)
Peso (Kg) Mínima Máxima
0,04-0,8 260 5040
0,8-2,02 1770 4460
2,02-2,67 3680 4870
1,4-2,7 4060 11540
3,4-5,0 3180 13130
Salienta-se que como forma de uso principal do produto, o médico veterinário deverá considerar o tratamento na dose de 40 mg de sulfametoxazol + trimetoprim/kg de peso vivo/dia, ou seja, 333,34 mg de Trissulfin/kg de peso vivo. A dose calculada deve ser totalmente fornecida diariamente durante o período de tratamento, que poderá ser realizado por até 03 dias consecutivos ou a critério do Médico Veterinário. A ração contendo Trissulfin pode ser fornecida aos animais por até 10 dias após sua mistura.
Precauções:
Quando se administram as sulfas na ração deve-se levar em consideração a energia (baixa energia, maior consumo), a temperatura (no frio ocorre aumento de consumo) e linhagem da ave (avidez por consumo) para se evitar efeitos tóxicos. A eficácia das sulfonamidas pode reduzir radicalmente quando há excesso de ácido fólico, timina, purina, metionina, plasma, sangue, albumina, tecido necrótico e produtos de degradação de proteínas endógenas, os quais podem fornecer substratos alternativos para as bactérias. Obedecer às dosagens recomendadas para uso do produto.
Perído de Carência:
Abate: 10 dias após a última aplicação do produto.
Ovos: 13 dias após a última aplicação do produto. Antes deste período, os ovos devem ser descartados.
Loja virtual com completa linha de pet shop, suplementação mineral, rações e medicamentos para animais de pequeno e grande porte, ferramentas e utilidades. Despachamos para todo o Brasil.